Tabela de conteúdos

Mionectes

Mionectes é um gênero de aves da família Rhynchocyclidae da ordem dos Passeriformes. Conta com seis espécies, sendo que no Brasil este gênero abriga cinco espécies diferentes.





Mionectes oleagineus - abre-asa


  Registros de abre-asa no WikiAves

O abre-asa mede cerca de 13 centímetros de comprimento. Distingue-se de seus congêneres pela presença de nítidas bandas ferrugíneas nas asas.
Presente em toda a Amazônia brasileira e na faixa costeira, de Alagoas ao Rio de Janeiro. Encontrado também do México ao Panamá e em todos os demais países amazônicos - Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
É comum no sub-bosque de florestas úmidas de terra firme, florestas de várzea, capoeiras, bordas de florestas e clareiras adjacentes, com árvores e arbustos esparsos. Vive normalmente solitário, podendo entretanto participar de bandos mistos. Costuma permanecer quieto, executando apenas movimentos curtos e rápidos, o que o torna pouco visível. Tem o hábito de levantar uma das asas até as costas quase todo o tempo, o que lhe valeu o nome popular.

Mionectes macconnelli - abre-asa-da-mata


  Registros de abre-asa-da-mata no WikiAves

O abre-asa-da-mata Mede cerca entre 13 e 13,5 centímetros de comprimento e pesa cerca de 18 gramas.
Apresenta a porção superior do corpo, cabeça, manto, dorso, asas e cauda de coloração verde olivácea sem brilho. O peito, ventre e crisso são de coloração castanho-alaranjado.
Presente no Brasil apenas na Amazônia, sendo encontrado também nas Guianas, Venezuela, Peru e Bolívia.
Varia de incomum a localmente comum no sub-bosque de florestas úmidas de terra firme. É extremamente semelhante ao abre-asas-da-capoeira, tanto em aparência quanto no comportamento, porém é mais restrito a florestas primárias. Apesar disso, ambas as espécies podem ser vistas, às vezes, na mesma árvore.

Mionectes rufiventris - abre-asa-de-cabeça-cinza


  Registros de abre-asa-de-cabeça-cinza no WikiAves

O abre-asa-de-cabeça-cinza caracteriza-se por ter toda a cabeça e garganta cinzentas e asas sem faixas. Mede em média 13 centímetros de comprimento. Sua vocalização é bem característica, constituída por uma sequência descendente e acelerada de “tem, te, te, te, te, …”
Habita florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude e regiões subtropicais ou tropicais úmidas de alta altitude. Move as asas a curtos intervalos como se fosse levantá-las.
Pode ser encontrada na Argentina, Brasil e Paraguai.

Mionectes roraimae - abre-asa-do-tepui


  Registros de abre-asa-do-tepui no WikiAves

O abre-asa-do-tepui é uma espécie monotípica que mede entre 12,7 e 13,5 centímetros de comprimento e pesa cerca de 13 gramas.

Mionectes amazonus - abre-asa-do-acre


  Registros de abre-asa-do-acre no WikiAves

O abre-asa-do-acre é bastante parecido com o abre-asa-da-mata Mionectes macconnelli. Foi alçado a condição de espécie plena pelo CBRO. Diferencia-se pela base da vocalização e distribuição parapátrica.





Referências externas